This is Photoshop's version of Lorem Ipsn gravida nibh vel velit auctor aliquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit. quis bibendum auci elit.

Instagram feed

+ 01145928421 SUPPORT@ELATED-THEMES.COM

Blog

HomeDesignTendência: eventos que reúnem os 5 sentidos

Tendência: eventos que reúnem os 5 sentidos

Muito tem se falado sobre a criação de experiências de realidade mista de alta definição como a grande tendência internacional para eventos em 2018, mas não podemos deixar de citar que também veremos de agora em diante mais eventos oferecendo uma experiência holística aos seus participantes, envolvendo os 5 sentidos.

O que tem sido mais explorado na maioria dos casos até então é a visão e a audição, já que recursos de áudio e vídeo são frequentemente utilizados. Já parou para pensar em como será um evento multissensorial, que envolva também o tato e apresente cheiros ou gostos diferentes?

É chamada de sinestesia o fenômeno neurológico provocado pela produção de duas ou mais sensações de naturezas diversas. O mais interessante é que isso pode ser feito por meio de um único estímulo, suficiente para gerar uma experiência sensorial múltipla.

Apresentamos hoje algumas possibilidades criativas futuras que podem ajudar a ativar todos os sentidos em um evento e criar uma experiência surpreendente e impactante. Confira!

#1 Despertando o olfato

Ao apresentar um tipo de produto ao público do evento, podemos mergulhar os participantes no cheiro do produto, amplificando seu perfume ou utilizando máquinas capazes de gerar o aroma e espalhá-lo pelo ambiente.

O buffet também pode ser pensado para exalar aromas que despertem sensações, como recordações e sentimentos. Para exemplificar, podemos citar o café, que possui um cheiro que desperta reações positivas e transmite sensação de aconchego.

Estande da Codemig feito pela RBarros

#2 Incentivando o tato

Para estimular o sentido do tato, podemos adicionar à programação do evento exibições práticas que possam incentivar a sensação de toque. Que tal investir em uma decoração que estimule as emoções, explore texturas e utilize elementos que possuam algum tipo de conexão com os participantes? Podemos te ajudar a planejar isso.

Estande de Johannes Albert para a feira do livro anual em Leipzig (Leipziger Buchmesse): o arquiteto e designer de produto projetou e construiu um estande usando 15.000 lápis, homenageando os escritores.

 

#3 Apostando na integração

Já no planejamento, podemos pensar na integração de aromas, texturas, sabores e trilhas sonoras que irão provocar o humor e a sensação esperada do seu público. Vale integrar também os ambientes, criando espaços criativos que poderão engajar os diferentes sentidos e estimular a discussão durante o evento.

Estande do Concurso Ceramics of Italy, um concurso para designers e arquitetos norte americanos. Realização: e+i studio

#4 Cuidando da harmonização

A cenografia do evento pode ser a primeira responsável para produzir imersão e despertar os cinco sentidos do público. No caso de um evento multissensorial, o foco deve ser harmonizar todos os itens, como palco, estrutura, iluminação e ambientação, para unir diferentes aspectos que causem emoção e proporcionar experiências diferentes e marcantes.

É interessante pensar em estratégias para promover estado de alerta na audiência de palestras criando também uma recreação multissensorial entre as sessões.

Estrutura do evento Minas Gerais Audiovisual Expo, o maior evento regional de fomento ao audiovisual do país, realizado em BHte pela RBarros. 

#5 Atraindo os olhares

De acordo com a psicologia das cores, é possível expressar sentimentos e emoções por meio da cor escolhida para um cenário ou ambientação, bem como despertar reações diversas através delas.

Por exemplo, se a intenção é expressar entusiasmo e fortes emoções, o vermelho é uma boa opção de cor. Por outro lado, se a ideia é transmitir confiança, harmonia e tranquilidade, o azul funciona melhor para esse objetivo.

Vale dizer que a iluminação de um espaço também é capaz de transmitir sensação e determinar o clima do local, seja mais calmo e agradável ou mais agitado. Variar cores e colocá-las em movimento é uma forma de despertar mais de um sentido ao mesmo tempo.

Baile de debutantes da FIAT – execução RBarros

Por fim, uma dica que sempre damos aos nossos clientes é: buscar o feedback dos participantes ao final do evento, provocando avaliações e buscando saber como se sentiram durante o período de imersão.

Como foi possível ver, esse é um tema que pode ser bem explorado por quem deseja produzir um evento que vai impactar os convidados, com uma experiência marcante e inesquecível. Um evento multissensorial bem elaborado, com todos os detalhes harmonizando entre si, será capaz de provocar interesse antes, durante e mesmo depois de acontecer. Aqui na RBarros temos mais de 20 anos de experiência na estruturação de eventos memoráveis.

Gostou do nosso conteúdo? Então cadastre-se para receber nossa newsletter e siga nossas redes sociais — Instagram e LinkedIn!

 

Sorry, the comment form is closed at this time.