This is Photoshop's version of Lorem Ipsn gravida nibh vel velit auctor aliquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit. quis bibendum auci elit.

Instagram feed

+ 01145928421 SUPPORT@ELATED-THEMES.COM

Blog

HomeOutrosO que são Exposições Universais e suas heranças para o mundo

O que são Exposições Universais e suas heranças para o mundo

Talvez você não saiba exatamente o que são as Exposições Universais. No entanto, certamente já utilizou alguma das inovações geradas por esses grandes eventos ou até mesmo se encantou com um dos monumentos deixados por elas.

Essas exposições representam (em tamanho de público) o terceiro maior evento do mundo, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de Futebol.

Pavilhão onde aconteceu a Expo 2010, em Xangai. Após o evento, o local passou a abrigar o Museu de Arte da China. Foto: Stevenliuyi/Flickr

Para você entender mais sobre as Exposições Universais, conhecer algumas de suas heranças e, claro, encontrar inspiração para eventos que você está planejando, continue lendo este artigo!

O que são Exposições Universais?

As Exposições Universais são conhecidas por diversos nomes diferentes: World’s Fair, World Expo, Exposição Internacional e o mais curto e conhecido Expo.

Essas feiras nasceram com o objetivo dos países demonstrarem seus avanços tecnológicos, descobertas e invenções. Das Expos saíram inovações essenciais até hoje, como o telefone, o automóvel, o cinema, entre outras.

Além de todo conhecimento e novidades geradas a partir dessas Exposições Universais, elas deixaram para o mundo algumas heranças físicas importantes, como a Torre Eiffel (Paris) e o Palácio de Cristal (Londres).

As 3 mais populares até hoje

Antes de mostrar alguns dos legados dessas feiras mundiais, vamos apresentar para você as mais famosas Expos até aqui.

Londres, em 1851

A primeira Exposição Universal aconteceu em Londres, em 1851. Foi um evento histórico! Ela foi o primeiro evento a reunir uma multidão de pessoas em um só lugar. Um espaço físico foi construído especialmente para abrigar essa Expo, um prédio todo em ferro e vidro, que se tornou o símbolo da tecnologia industrial.

Paris, em 1855

Napoleão Bonaparte não quis deixar a França para trás no quesito inovação e sediou, então, uma World’s Fair em Paris, no ano de 1855. Essa foi a segunda Expo realizada no mundo e tornou a França uma verdadeira máquina de Exposições Universais.

Nova Iorque, em 1939

Outra grande exposição aconteceu em Nova Iorque, em 1939. Ela tinha como tema o futuro e levou um robô, o Elektro, para fazer a recepção dos participantes. Essa Expo foi, inclusive, inspiração para a Marvel criar a Expo Stark, parte da história do Homem de Ferro.

As heranças deixadas para o mundo

Como falamos anteriormente, as Exposições Universais deixaram monumentos marcantes para o mundo. Confira alguns deles!

Palácio de Cristal, em Londres

O Palácio de Cristal foi construído especialmente para sediar primeira World’s Fair, que aconteceu em 1851, em Londres. Como falamos anteriormente, ele se tornou um símbolo da tecnologia industrial, sendo um marco da engenharia e primeiro prédio construído todo de vidro e ferro.

Após a Expo, a construção foi desmontada e remontada em outro local, mantendo, inclusive, alguns dos estandes originais da exposição. Infelizmente, o Palácio de Cristal pegou fogo em 1936. Apesar disso, ganhou sua devida importância na história.

Foto: Domínio público

Torre Eiffel, em Paris

Você sabia que inicialmente a Torre Eiffel não foi construída para ser um monumento permanente? Ela foi montada na Exposição Universal de 1889, que celebrava 100 anos da Revolução Francesa.

A torre de ferro de 300 metros de altura fez tanto sucesso que se tornou permanente e, claro, um dos maiores símbolos da França.

Foto: Non Omnis Moriar

Space Needle, em Seattle

A torre de observação icônica de Seattle, a Space Needle, foi construída especialmente para a Expo de 1962. Projetada para receber os participantes da World’s Fair, a Space Needle já tinha um restaurante giratório em seu projeto inicial.

O monumento recebe cuidados até hoje, passando por renovações de tempos em tempos. Toda noite de Réveillon, a Space Needle promove um show de fogos de artifício e música.

Foto: Cacophony/Jason

Como você pode notar, as Exposições Universais foram os primeiros grandes eventos do mundo. Elas deixaram inúmeros legados, desde os conhecimento até os monumentos. É possível aprender bastante com elas, especialmente sobre eventos.

Gostou deste post? Compartilhe em suas redes sociais agora mesmo!

COMENTE