This is Photoshop's version of Lorem Ipsn gravida nibh vel velit auctor aliquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit. quis bibendum auci elit.

Instagram feed

+ 01145928421 SUPPORT@ELATED-THEMES.COM

Blog

HomeFeiras e EventosComo estruturar a programação visual do seu evento?

Como estruturar a programação visual do seu evento?

A programação visual é uma etapa significativa para qualquer evento e garante que a comunicação visual esteja alinhada aos objetivos dos organizadores, ao espaço e ao perfil do público. Por isso, é necessário analisar diversos fatores e contar com fornecedores especializados para estabelecer uma programação adequada.

Sabendo da importância disso, no post de hoje vamos falar mais sobre o assunto e mostrar o que você deve analisar para estruturar a programação visual de seu evento. Continue a leitura e saiba mais!

Projeto RBarros

A importância da programação visual

Antes das peças de comunicação serem produzidas é preciso definir as formas como elas serão feitas e o local em que serão colocadas, e é aí que entra a programação visual.

Essa etapa é positiva para feiras e congressos, eventos esportivos, entre outros formatos, pois, assim, você conseguirá visualizar de maneira mais concreta como ficará ambientação e toda a comunicação visual do espaço.

Ao definir cores, elementos, tipografia, tamanho das artes, entre outros fatores, você assegura que todos as peças utilizadas no ambiente sigam a mesma identidade, transmitindo profissionalismo e credibilidade, além de divulgar a marca da empresa e de patrocinadores e parceiros de forma eficiente.

O que levar em consideração para estruturar a programação visual

A programação e a comunicação visual são fatores essenciais e podem fazer com que um evento seja bem-sucedido ou não. Um local com uma ambientação mal elaborada e que não esteja adequada com o perfil do evento pode prejudicar a experiência do público e afetar negativamente a imagem do organizador.

Dessa forma, é preciso se dedicar a essa etapa do evento analisando o conteúdo e estilo das peças, as cores, a posição da marca, entre outros fatores:

Peças de uma programação visual

As peças da programação visual podem variar de acordo com as necessidades e estrutura de cada evento, se há palco, local de imprensa ou área de cerimônia, por exemplo, entre outros fatores.

Veja algumas peças que podem ser utilizadas:

  • Banners e totens;

  • Fundo de palco e fundo de púlpito;

  • Testeira e saia de mesa;

  • Pórticos para a identidade visual da entrada do evento;

  • Programação visual de estandes.

Em alguns casos a programação ainda pode contemplar outros itens de comunicação e divulgação como crachás, mapa do evento, programação de palestras e atividades, cartazes, folders, site de divulgação do evento, entre outros.

Disposição das peças

Faça um estudo da planta do local para que os materiais sejam elaborados com as medidas e em quantidade adequada e analise o fluxo de público para que as peças de comunicação sejam colocadas em áreas estratégicas e aumentem a visibilidade da marca.

Ao montar a programação visual é importante definir o tamanho de cada peça e onde ficará o nome do evento e as logos, de forma que a comunicação fique harmônica e garanta a exposição das marcas.

Em um fundo de palco, por exemplo, o ideal é que as marcas sejam inseridas nas duas extremidades e que o nome do evento seja colocado na área central, assim, as informações serão facilmente visualizadas em qualquer local do ambiente. A mesma regra vale para saia de mesa, caso o evento não conte com fundo de palco, por exemplo.

Cores e imagens

Esses itens têm grande importância em uma programação visual, sendo assim, é preciso definir se haverá uso de imagens ou outros elementos visuais e estabelecer a cartela de cores das peças considerando o local, a mensagem que se quer passar e a identidade visual da empresa.

Também é necessário ficar atento ao contraste das cores para que imagens, textos e fundos tenham uma composição adequada e não atrapalhem a visualização das informações.

Essas são as principais dicas para estruturar a programação visual de um evento. Além disso, não se esqueça de contar com bons fornecedores para realizar esse serviço e para produzir peças de qualidade, que despertem a atenção do público e transmitam a mensagem de forma eficiente.

Precisa de uma programação visual para seu próximo evento? Fale conosco!

COMENTE