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Congressos, feiras e eventos: vale a pena investir nessa estratégia?

O objetivo final de toda empresa é fechar mais negócios, mas as ações de vendas não podem ser vistas como as únicas capazes de gerar resultados. Mais do que nunca, os consumidores estão valorizando as experiências que têm com as marcas, por isso, engajar e criar um relacionamento com o cliente torna-se necessário.

Uma boa estratégia para estreitar esse relacionamento é participar de eventos, como congressos e feiras, nos quais é possível criar experiências impactantes no público. O resultado compensa: visibilidade, aproximação com potenciais clientes e investidores e criação de uma imagem positiva da marca.

Neste artigo, mostraremos as razões para que você invista nessa estratégia. Veja:

A importância da experiência do cliente

O contato que o público, em especial o cliente, tem com as marcas passa por diversos locais, canais e veículos, a maioria deles não intencionais. Porém, é possível criar experiências deliberadas que impactem positivamente e criem relacionamentos duradouros. A essa estratégia chamamos de Brand Experience, um conceito intimamente ligado ao de Live Marketing.

O conjunto de sensações e experiências do cliente com a marca (o tal do Brand Experience) pode ser promovido por meio de estratégias de Live Marketing, ou seja, do Marketing Vivo. Nesse tipo de estratégia o cliente está diretamente em contato com o produto e experimenta as sensações e promessas feitas pela marca. São fundamentos do Live Marketing a interação, a experiência e o ao vivo.

Como os eventos intensificam a experiência com o público?

Para praticar o Live Marketing, não é preciso investir uma verba enorme com ações promocionais. É possível promover experiências significativas por meio da participação em eventos, como feiras de negócio, congressos e exposições, ações que trazem bons resultados.

A participação em eventos promove o contato direto com um público interessado no seu segmento de atuação. Lá, você poderá promover ações como demonstrações de produtos e serviços, além de construir relacionamentos com clientes, fornecedores e investidores.

Como usar congressos, feiras e eventos como estratégia de marketing?

Saiba, nestes quatro passos, como usar feiras de negócio e eventos ao seu favor:

1. Deixe o conceito da marca visível
Boa parte da identificação do público com a marca não vem de seus produtos e serviços, mas dos valores que ela possui e da experiência que promete. Dessa forma, deixar o conceito da sua marca visível, é importante para a construção de uma comunidade de clientes engajada. Faça isso deixando claro o motivo pelo qual você faz aquilo que faz, o que acredita e os valores que defende.

2. Trate cada cliente com exclusividade
A relação com cada cliente deve ser única. Por isso, durante os atendimentos no evento, busque abordagens diferentes. Entenda os problemas do cliente e ofereça a ele a solução exata de que precisa. Ouça-o e anote as suas percepções.

3. Realize ações promocionais
Em feiras e eventos, você deve se destacar da concorrência. Para isso, realize ações como a realização de sorteios, ações de engajamento que envolvam redes sociais dos participantes, demonstrações de uso dos produtos e distribuição de brindes.

4. Cadastre o público interessado
Mesmo que a visita ao stand não gere uma nova venda, aquela pessoa certamente é um potencial cliente ou parceiro de negócio. Assim, fortaleça sua rede de clientes e network e reúna informações como nome e e-mail sobre cada visitante.

O investimento na participação em eventos traz resultados que vão muito além das vendas geradas durante os dias de ação. A visibilidade proporcionada, o reconhecimento da marca perante concorrentes e a criação de um relacionamento com os públicos de interesse são resultados duradouros que, certamente, impactarão o negócio em pequeno e médio prazo.

Ainda tem dúvidas sobre como essa estratégia pode ajudar a sua empresa? Deixe-nos um comentário!

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