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5 tendências futuristas para eventos corporativos

O ano de 2017 foi inovador no setor de eventos, com o uso de novidades tecnológicas predominando e chamando atenção. Para 2018, a tecnologia continuará desempenhando papel importante para que sejam criadas experiências personalizadas e envolventes para o público, mas tudo indica que dessa vez ela desempenhará um papel de apoio.

Antenados com o que acontece no Brasil e no mundo, destacamos hoje 5 tendências futuristas para o mercado de eventos nesse ano. Confira:

#1 Realidade virtual

Mais do que levar os participantes de um evento a outras dimensões, a realidade virtual também será bastante utilizada para levar pessoas de fora do evento para que se envolvam de tal forma, que pareçam realmente parte dele.

Atualmente, qualquer pessoa conectada por um dispositivo móvel consegue experimentar a realidade virtual. Para eventos corporativos, existem diversas formas de utilização para promoções e marketing, seja criando um jogo com uma experiência virtual completa ou permitindo demonstração de novos produtos e passeios virtuais.

O mais interessante dessa ferramenta tecnológica é que pessoas de dentro e fora do evento quebrem barreiras de distância e tempo. Como tendências para 2018, podemos esperar a realidade virtual sendo utilizada principalmente das seguintes maneiras:

  • criação de locais para encontros virtuais, de forma que participantes que não estejam presentes participem ativamente de palestras e discussões;
  • participantes virtuais tocando o palco e o ambiente, o que proporciona maior profundidade à sua presença;
  • uso de hangouts digitais durante eventos para que participantes, internos ou não, se envolvam e interajam.

Tendência futurista em eventos Sentada no palco em um museu perto de Chicago, Adina Sella fala sobre sua vida como sobrevivente do Holocausto. (Foto Joshua Lott/AFP)

#2 Sabor local

Embora o termo remeta imediatamente à culinária, a ideia é promover eventos que produzirão para os participantes uma imersão em uma cultura, cenário e história exclusivos de um local.

Isso poderá ser visto em alguns eventos principalmente das formas a seguir:

  • o espaço onde ocorre o evento será parte da atração, com visitas guiadas para apresentá-lo, podendo ocorrer recepções e jantares que promovam uma experiência marcante;
  • profissionais do evento poderão trabalhar como guias de viagem, apontando itinerários e visitas com relação ao local em questão;
  • os presentes e os brindes do evento também farão parte da experiência, dando referências ao sabor local.
Tendências em eventos

Estande da Orfeu na Feira Internacional do Café – Execução RBarros – com degustação de diferentes tipos de café

#3 Eventos personalizados

Muito já se tem visto acerca de personalização em eventos que utilizam a tecnologia para incluir as preferências dos participantes e determinar padrões nas atividades. Porém, para esse ano, além de direcionar a participação dos presentes, a ideia é personalizar o que acontece no evento de acordo com as escolhas do público em tempo real.

A proposta é permitir que os participantes influenciem no que acontece em determinados momentos, por meio do envio de sugestões ou respondendo à perguntas direcionadas.

Uma visão comum para esses eventos futuros será a de ambientes confortáveis, como lounges, que ofereçam atividades interessantes e agradáveis. Além disso, os espaços serão mais interativos, com exibições digitais nas paredes, displays LED e iluminação sensível à multidões.

Tendência futurista

Estande realizado pela RBarros para a Compass utilizando painéis de led e totens eletrônicos

#4 Eventos sustentáveis

Outra tendência recente se baseia na sustentabilidade. Diversas marcas e patrocinadores pelo mundo já têm levantado a bandeira da responsabilidade social em seus eventos. A não utilização de papel é um exemplo já bastante visto, optando-se por aplicativos e mensagens digitais para divulgação, convites e ingressos.

Além disso, existem outras maneiras de criar um evento sustentável:

  • integrando obras de caridade no âmbito do evento, especialmente voltadas para a comunidade local;
  • apoiando empresas locais, utilizando-as como fornecedores, o que gera trabalho e renda.

#5 Eventos offline

Por mais contraditória que a ideia pareça, alguns eventos optarão por manter os participantes desconectados e sem seus dispositivos eletrônicos. Dessa forma, será possível criar momentos de descanso e os presentes poderão se desestressar e processar melhor o que é ensinado no ambiente.

Esses eventos contarão com assentos confortáveis, iluminação agradável e sons ambientes que promovam relaxamento. Além disso, alguns ambientes desativarão o WiFi para que os frequentadores fiquem longe da tecnologia e se permitam uma experiência offline.

Estas são algumas das principais tendências para eventos em 2018, baseadas em novas tecnologias e diferentes formas de manter o público engajado. Para quem deseja inovar e sair à frente, são boas ideias para inspirar na criação de algo memorável e com grande impacto para os participantes.

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