Ambientes de marca: a moda das grandes lojas
Em tempos de popularização de e-commerces, as lojas físicas precisam encontrar maneiras de atrair pessoas, se destacar no meio da multidão e promover uma experiência inesquecível para os seus clientes.
Uma dessas soluções é apostar na moda das grandes lojas: o retail design e as flagship stores. Se você não faz a mínima ideia do que esses dois termos significam, não se preocupe, vamos explicá-los. Continue lendo!
O que é o retail design?
Retail é uma palavra em inglês que significa varejo. Em uma tradução livre, retail design seria design de varejo. Mas o que isso quer dizer?
O retail design é uma vertente da arquitetura e do design de interiores que atua na criação de espaços para venda de produtos.
Em outras palavras, é basicamente uma forma estratégica de criar, estruturar e apresentar uma loja aos clientes, seja de qual tamanho, estilo ou tipo for.
O que são flasgship stores?
As flagship stores são uma grande tendência do retail design. O termo flagship vem do universo náutico e é o nome dado aos grandes navios, aqueles rápidos, robustos, capazes de cruzar o oceano transportando pessoas ou cargas de valor.
Flagships são imponentes! Semelhantes aos navios, as flagships stores são grandes lojas, com características e estilos únicos, com potencial de deixar seus clientes deslumbrados.
Elas unem arquitetura, design, tecnologia, conceitos inovadores e promovem uma experiência única. As flagship stores são aliadas na estratégia de marketing das grandes marcas e estão se espalhando pelo mundo.
Exemplos de flagship stores
Apple em Nova Iorque
A loja que nunca dorme. A flagship store da Apple em Nova Iorque funciona todos os dias do ano o dia inteiro. Uau!
O prédio principal da loja fica no subsolo! A entrada é por esse cubo de vidro monumental de nove metros de altura.
Louis Vuitton em Singapura
A flagship store da Louis Vuitton em Singapura parece muito mais uma galeria de arte. A arquitetura e o design do interior da loja também seguem o tema náutico, dando a ideia de que se está dentro de um grande iate.
Com terraços para relaxar e apreciar a vista, essa flagship store é muito mais um local onde o lifestyle da Louis Vuitton é promovido do que simplesmente uma loja.
Como aplicar a estratégia das grandes lojas?
Agora que você sabe um pouco mais sobre retail design e o que são as flagship stores, está na hora de descobrir como aplicar essas estratégias das grandes lojas em sua empresa ou no negócio de seus clientes.
Aposte no marketing de experiência
O marketing de experiência tem tudo a ver com a estratégia das flagship stores. Esse tipo de marketing é focado em engajar pessoas e oferecer experiências inesquecíveis por meio de ações ou instalações presenciais.
O objetivo de todas as flagship stores é gerar o efeito “WOW” nos clientes e esse deve ser o seu também.
Entenda o desejo do seu cliente
Para surpreender seu cliente, você precisa conhecê-lo certo? Invista tempo em entender profundamente os anseios e desejos das suas personas para ter a possibilidade de oferecer algo além do que ela espera.
Encare a estrutura da sua loja física de forma estratégica
A estrutura de uma loja física é uma forte aliada para ações de marketing de experiência. Aplicando técnicas de retail design em suas lojas ou para seus clientes, você vai alcançar reforçar seus resultados de branding e aumentar as possibilidades de gerar novos negócios.
Inspire-se nas grandes marcas
Você pode até pensar: eu não tenho orçamento nem pessoal para executar projetos do tamanho das flagship stores como Lego ou Louis Vuitton. No entanto, você pode se inspirar nessas grandes marcas!
Ainda é possível ir além você pode buscar parceiros especializados, como RBarros, que ajudem a construir essa experiência para seus clientes.
Esperamos que os conceitos de retail design e flagship store tenham ficado claros para você!
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