Como fazer o lançamento de um produto em um evento?
Um evento de lançamento de produtos deve ser planejado com cuidado para garantir que ele seja diferenciado, inspirador, que demonstre as principais características e potencial do novo produto e que conquiste o público-alvo.
Diante disso, é importante ficar atento a alguns fatores que são fundamentais para criar uma boa impressão e gerar resultados positivos com o evento. Quer entender quais são eles? Continue a leitura e saiba mais!
Escolha um local adequado
A oferta de espaços para eventos é diversa e dependendo do tamanho e o do perfil de seu projeto, a variedade poderá ser ainda maior já que você não precisará ficar preso a ambientes corporativos.
Defina o conceito e o objetivo de seu evento e busque espaços que estejam alinhados a isso para diferenciar a data e encantar ainda mais os convidados. O evento para lançamentos de produtos pode ser realizado em hotéis, rooftops, em galerias de arte, em espaços com jardim ao ar livre, em restaurantes, entre outros locais.
Pense na cenografia do evento para lançamento de produtos
A cenografia é um item essencial em qualquer evento e, nos casos de lançamentos de produtos, ela tem um impacto ainda mais significativo, contribuindo com a experiência dos participantes e fortalecendo a marca.
Projeto RBarros - Cenografia de camarim que pode ser utilizada para demonstração de produtos de beleza.
Sendo assim, é necessário investir em mobiliário, decoração e iluminação adequados ao perfil do público e à sensação que se quer passar, além de pensar em ações ou pontos de atenção que permitam a demonstração do produto e a interação dos convidados. Alguns exemplos de cenografias criativas e interativas são: parede de flores para fotos, letras de chão, intervenções artísticas, desfiles, entre outras estratégias.
Foto: Flickr - Jaguar MENA (Creative Commons)Foto: Flickr - Yme Bosma (Creative Commons)
É preciso ter em mente que além de apresentar o produto aos clientes, representantes, imprensa, entre outros convidados, essa também é uma oportunidade de incentivar o relacionamento entre o público e a marca, por isso, o evento deve ser caracterizado pela qualidade e pelo profissionalismo.
Veja também: 5 dicas para criar um evento incrível na era do marketing de experiência
Defina a lista de convidados
Outro fator de grande importância para que o lançamento de produtos seja bem-sucedido é a lista de convidados. Em alguns casos a empresa pode optar por organizar um evento interno apenas para a equipe de vendas com o objetivo de explicar as características e a importância do novo item para o negócio.
Contudo, geralmente, o objetivo é promover um produto e demonstrá-lo a clientes, possíveis consumidores e demais públicos. Nesses casos, a definição da lista de convidados deve ser feita com atenção, já que esse quesito pode contribuir para aumentar a visibilidade do lançamento. Contar com a presença de formadores de opinião e influenciadores digitais é uma estratégia bastante utilizada e que pode gerar bons resultados.
Invista em diferentes ferramentas para divulgação
O evento de lançamento de produtos pode ser transmitido pela internet, nas redes sociais oficiais da marca, para que os consumidores conheçam os novos itens e saibam em primeira mão quais são as novidades.
O compartilhamento de conteúdo de convidados e influenciadores também é positivo para isso. Nesses casos, definir uma hashtag oficial para o evento é uma boa maneira de acompanhar as publicações e o alcance delas.
Outras estratégias significativas são o investimento em cobertura fotográfica e na produção de vídeos para documentar o evento e divulgá-lo internamente, nas redes sociais e em outros canais de comunicação.
A organização de um evento para lançamento de produtos envolve inúmeras etapas e para que ele seja eficiente e se torne uma apresentação inesquecível é preciso ficar atento a todos os detalhes. A definição do conceito do evento é um ponto fundamental, mas, além disso, é importante pensar na cenografia, ações de divulgação, cardápio, produção de brindes, entre outros itens.
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