A Influência da Iluminação no comportamento do consumidor
Sabe-se que o comportamento do consumidor pode ser influenciado por diferentes fatores e um deles é a iluminação.
Por isso, independentemente do ramo do negócio, é preciso dar atenção à iluminação para criar um ambiente adequado e que desperte o desejo de compra, o ânimo, entre outros sentimentos no público-alvo.
A recomendação é válida tanto para lojas, quanto bares, restaurantes, cafeterias, hotéis e até em eventos, uma vez que esse elemento tem grande importância na ambientação do local e na experiência do cliente.
Você sabe qual a influência da iluminação no comportamento do consumidor? Quer entender melhor o assunto? Então, acompanhe o texto!
A importância da iluminação
A principal função da iluminação é a visibilidade. Entretanto, ela também pode ser utilizada para estimular sensações e criar um ambiente diferenciado, com uma iluminação mais intimista, descontraída, sóbria etc.
Além disso, uma iluminação adequada pode contribuir para valorizar o espaço e fortalecer a identidade da marca, oferecendo uma experiência positiva ao consumidor.
A iluminação ainda pode ser aplicada em vitrines, para destacar produtos na loja e para atrair clientes. Nesses espaços é comum que seja utilizado uma luz geral e difusa, que não cria muitas sombras e facilite a análise dos produtos pelo consumidor.
Ela ainda pode ser utilizada para organizar elementos e setores, criar interesse, fixar o olhar, destacar áreas importantes, para criar profundidade em ambientes, entre outras funções.
Como a luz afeta o comportamento do consumidor?
O comportamento do consumidor pode ser influenciado pela iluminação de diferentes formas.
Tons mais suaves, por exemplo, geram sensação de tranquilidade e de um ambiente convidativo. Sendo assim, se o objetivo for fazer com que o cliente passe bastante tempo dentro de um estabelecimento a iluminação deve ser utilizada para criar um espaço acolhedor.
Ao criar um ambiente agradável, e que ofereça um bom produto ou serviço, a chance de o consumidor retornar ou indicar o negócio são maiores.
Contudo, é preciso que o projeto de iluminação seja adequado, do contrário pode resultar em um ambiente monótono e gerar sono e cansaço.
Por outro lado, se a ideia for estimular a rápida circulação de pessoas a iluminação deve ser alta e intensa.
É fundamental ficar atento à iluminação e à sensação que se quer passar, uma vez que uma má-iluminação se torna prejudicial para o negócio.
Ambientes escuros ou com muitas sombras podem dificultar a visualização dos produtos e não despertar o interesse dos clientes. Já espaços com um contraste muito forte, ou uma luz muito intensa, geram fadiga visual e causam desconforto no consumidor.
O que um bom projeto de iluminação precisa ter
O projeto de iluminação é responsável por valorizar o espaço e os produtos, criar um ambiente de trabalho adequado para a equipe e gerar sensações positivas no consumidor.
Um bom projeto de iluminação deve estar alinhado com o ambiente de marca. Sendo assim, é recomendado definir a identidade da empresa, cores, o público-alvo, a experiência que ser que oferecer, entre outros pontos. A iluminação pode ajudar a criar um ambiente mais descontraído, sofisticado ou popular, por exemplo.
Também é necessário analisar os pontos de luz e a coloração, buscando um equilíbrio entre os tons para estabelecer uma iluminação confortável e que destaque os elementos desejados.
Para valorizar a arquitetura e gerar efeitos visuais e sensitivos com a iluminação, alguns estabelecimentos, como bares e restaurantes, começaram a investir em iluminação cenográfica. Mais do que iluminar, o objetivo com essa técnica é utilizar ângulos, focos, texturas e cores para criar uma atmosfera diferenciada e atrativa.
Como vimos, a iluminação pode influenciar o comportamento do consumidor de forma positiva ou negativa. Por isso, é importante analisá-la com atenção e contar com profissionais do ramo para montar o ambiente. Um projeto de iluminação diferenciado e adequado ao perfil do cliente contribui com a experiência dele e gera valor para o negócio.
Gostou do texto? Então, aproveite para se aprofundar em outros temas. Confira nosso próximo artigo e veja exemplos de eventos que reúnem os 5 sentidos.