This is Photoshop's version of Lorem Ipsn gravida nibh vel velit auctor aliquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit. quis bibendum auci elit.

Instagram feed

+ 01145928421 SUPPORT@ELATED-THEMES.COM

Blog

HomeDesignA Influência da Iluminação no comportamento do consumidor

A Influência da Iluminação no comportamento do consumidor

Sabe-se que o comportamento do consumidor pode ser influenciado por diferentes fatores e um deles é a iluminação.

Por isso, independentemente do ramo do negócio, é preciso dar atenção à iluminação para criar um ambiente adequado e que desperte o desejo de compra, o ânimo, entre outros sentimentos no público-alvo.

A recomendação é válida tanto para lojas, quanto bares, restaurantes, cafeterias, hotéis e até em eventos, uma vez que esse elemento tem grande importância na ambientação do local e na experiência do cliente.

 

Você sabe qual a influência da iluminação no comportamento do consumidor? Quer entender melhor o assunto? Então, acompanhe o texto!

 

A importância da iluminação

A principal função da iluminação é a visibilidade. Entretanto, ela também pode ser utilizada para estimular sensações e criar um ambiente diferenciado, com uma iluminação mais intimista, descontraída, sóbria etc.

Além disso, uma iluminação adequada pode contribuir para valorizar o espaço e fortalecer a identidade da marca, oferecendo uma experiência positiva ao consumidor.

A iluminação ainda pode ser aplicada em vitrines, para destacar produtos na loja e para atrair clientes. Nesses espaços é comum que seja utilizado uma luz geral e difusa, que não cria muitas sombras e facilite a análise dos produtos pelo consumidor.

Ela ainda pode ser utilizada para organizar elementos e setores, criar interesse, fixar o olhar, destacar áreas importantes, para criar profundidade em ambientes, entre outras funções.

Como a luz afeta o comportamento do consumidor?

O comportamento do consumidor pode ser influenciado pela iluminação de diferentes formas.

Tons mais suaves, por exemplo, geram sensação de tranquilidade e de um ambiente convidativo. Sendo assim, se o objetivo for fazer com que o cliente passe bastante tempo dentro de um estabelecimento a iluminação deve ser utilizada para criar um espaço acolhedor.

Ao criar um ambiente agradável, e que ofereça um bom produto ou serviço, a chance de o consumidor retornar ou indicar o negócio são maiores.

Contudo, é preciso que o projeto de iluminação seja adequado, do contrário pode resultar em um ambiente monótono e gerar sono e cansaço.

Por outro lado, se a ideia for estimular a rápida circulação de pessoas a iluminação deve ser alta e intensa.

É fundamental ficar atento à iluminação e à sensação que se quer passar, uma vez que uma má-iluminação se torna prejudicial para o negócio.

Ambientes escuros ou com muitas sombras podem dificultar a visualização dos produtos e não despertar o interesse dos clientes. Já espaços com um contraste muito forte, ou uma luz muito intensa, geram fadiga visual e causam desconforto no consumidor.

O que um bom projeto de iluminação precisa ter

 

O projeto de iluminação é responsável por valorizar o espaço e os produtos, criar um ambiente de trabalho adequado para a equipe e gerar sensações positivas no consumidor.

Um bom projeto de iluminação deve estar alinhado com o ambiente de marca. Sendo assim, é recomendado definir a identidade da empresa, cores, o público-alvo, a experiência que ser que oferecer, entre outros pontos. A iluminação pode ajudar a criar um ambiente mais descontraído, sofisticado ou popular, por exemplo.

Também é necessário analisar os pontos de luz e a coloração, buscando um equilíbrio entre os tons para estabelecer uma iluminação confortável e que destaque os elementos desejados.

Para valorizar a arquitetura e gerar efeitos visuais e sensitivos com a iluminação, alguns estabelecimentos, como bares e restaurantes, começaram a investir em iluminação cenográfica. Mais do que iluminar, o objetivo com essa técnica é utilizar ângulos, focos, texturas e cores para criar uma atmosfera diferenciada e atrativa.

Como vimos, a iluminação pode influenciar o comportamento do consumidor de forma positiva ou negativa. Por isso, é importante analisá-la com atenção e contar com profissionais do ramo para montar o ambiente. Um projeto de iluminação diferenciado e adequado ao perfil do cliente contribui com a experiência dele e gera valor para o negócio.

Gostou do texto? Então, aproveite para se aprofundar em outros temas. Confira nosso próximo artigo e veja exemplos de eventos que reúnem os 5 sentidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTE