5 dicas para fazer sua marca se destacar em uma feira de negócios
As feiras de negócios são ótimas oportunidade para gerar um maior reconhecimento de sua marca, tornar seus produtos e serviços conhecidos e fechar mais vendas. A vantagem desse tipo de evento é a qualidade do público presente, todos interessados nas novidades do seu ramo de atuação. No entanto, a presença na feira não é garantia de sucesso, já que inúmeros outros expositores estão interessados no mesmo público que você.
Sendo assim, a melhor forma de se destacar em eventos como esse é investir em uma apresentação caprichada do seu ambiente de marca. Saiba, neste artigo, o que você deve fazer para garantir esse resultado!
1. Escolha uma boa localização
O primeiro passo é escolher o local de montagem do stand. Uma boa estratégia é posicioná-lo em locais próximos a outros stands com um público semelhante ao seu. Isso garantirá a circulação de pessoas com o perfil interessante para o negócio.
Caso isso não faça diferença, pois todo o evento possui um público muito parecido, será fundamental escolher o ambiente com maior tráfego de pessoas, perto de locais de grande circulação como na entrada, em praças de alimentação e banheiros. Confira a planta do local para não ter surpresas, como instalar-se em corredores sem saída.
2. Invista na experiência
Fazer o ambiente de sua marca se destacar em uma feira de negócios não significa enchê-lo de detalhes chamativos, cheios de cores e com o logo da sua empresa estampado por todo lado. O ambiente de marca que consegue se destacar é aquele que proporciona uma experiência ao seu público, desde a primeira vista do stand, até o bom atendimento, na degustação do produto/serviço ou por uma novidade que sua marca traz e que tira o público do lugar comum. Por isso é tão importante investir em uma cenografia para o seu evento e em uma empresa que pense na sua estratégia de exposição.
Preocupe-se também em apresentar seu espaço com uma identidade visual uniforme, condizente com o que a marca propõe, com cores que dialogam e expondo a marca em um ponto de fácil visualização. Atente-se à iluminação e confira se a identificação da empresa pode ser vista de longe.
Mas, lembre-se: a experiência é a palavra-chave. Por isso, invista na equipe que estará no atendimento. E por falar em equipe…
3. Tenha atendentes atenciosos e bem preparados
A qualidade no atendimento faz diferença para os seus visitantes. Os atendentes e vendedores devem estar preparados para esclarecer as dúvidas que surgirem, saber argumentar e explicar toda a especificação dos produtos ou serviços oferecidos.
A abordagem não deve ser agressiva. Deixe que os clientes aproximem-se espontaneamente e evite a insistência para entrar no seu espaço de vendas. Faça um bom briefing com todos os que estarão no stand e deixe bem claro como a sua marca fala, qual é o seu público alvo e que impressão você gostaria de causar em quem passar pelo seu ambiente de marca.
4. Ofereça algo além de panfletos
É uma tendência comportamental visitar, em eventos, ambientes de marca que estão mais cheios, em detrimento daqueles que estão vazios. Uma forma de criar essa aglomeração é estudar bem o seu público alvo e entender quais são os interesses deles, oferecendo algo que realmente tenha valor. Ações de Live Marketing, o oferecimento de brindes, sorteios, descontos relâmpagos e a demonstração de uso dos produtos e serviços podem ser estratégias para chamar a atenção.
Atraídos os possíveis clientes, o time de atendentes entra em ação, mostrando mais detalhes do serviço ou produto oferecido.
5. Crie um espaço confortável para os visitantes
Por fim, é importante oferecer um espaço onde o visitante sinta-se confortável. Para apresentar seu produto você precisa de uma conversa longa? Então ofereça um lugar bacana para seu visitante se sentar para conversar com o time de vendas. Que tal oferecer um café, petiscos ou até mesmo um drink durante a negociação? Isso mostrará a atenção e cuidado por parte da marca, criando uma imagem positiva para a empresa.
Além disso, tenha um mobiliário adequado, com cadeiras e mesas confortáveis e funcionais.
Fazer sua marca se destacar da concorrência em feiras de negócio é importante para que o investimento feito traga os retornos esperados. Mesmo que, imediatamente, não resulte em vendas, esses eventos são importantes para a exposição da marca e criação de um relacionamento com o público.
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