Marketing de Experiência: como ampliar seu alcance em eventos!
Você já esteve em um local ou viveu um momento que a única expressão que você poderia usar para defini-los apropriadamente seria “WOW!”? É exatamente esse o resultado que o Marketing de Experiência bem feito produz nas pessoas e que pode transformar seus eventos em um sucesso.
Para ajudar você na missão de ampliar o sucesso do seu evento, produzimos este post explicando o que é o Marketing de Experiência e como você potencializá-lo em seus eventos. Confira a seguir!
O que é o Marketing de Experiência?
Marketing de Experiência é uma estratégia focada em engajar pessoas (prospects, clientes ou brand lovers) em uma ação ao vivo promovida por uma marca com que ela representa, o que faz ou o que deseja proporcionar.
Esse tipo de Marketing é muitas vezes chamado de Marketing de Eventos justamente por envolver experiências presenciais e agregar valor à marca por meio delas.
Em outras palavras, Marketing de Experiência é quando você produz nas pessoas o efeito “WOW”, deixando-as totalmente encantadas e envolvidas com sua marca.
O efeito “WOW”
Philip Kotler afirmou, em seu livro Marketing 4.0, que o efeito “WOW” tem três características: ele é surpreendente, pessoal e contagiante.
Ou seja, ele pode surpreender apenas poucos, já que é uma experiência pessoal, mas é tão contagiante que se espalha em alta velocidade, alcançando cada vez mais pessoas.
O efeito “WOW” não acontece somente por sorte. Segundo Kotler, empresas e marcas vencedoras são aquelas que não deixam esse efeito por conta do acaso, elas planejam, desenham e executam as ações que levam seus clientes até o momento “WOW”.
Como potencializar essa estratégia em eventos?
Agora que você entendeu melhor o que é o Marketing de Experiência, está na hora de saber como produzir o efeito “WOW” em participante de eventos.
Cenografia
Imagina que o participante se inscreveu, contou os dias, preparou a melhor roupa, tomou café da manhã rápido para não perder tempo e chegou ao evento e se deparou apenas com backdrops padrão, banners e sinalizadores sem graça.
Agora imagina esse mesmo participante chegando ao evento e a primeira impressão dele é este corredor:
Ele é imediatamente retirado da realidade de fora e inserido no presente, no seu evento e na experiência incrível que ele está prestes a viver!
Isso é o poder que a arquitetura cenográfica tem em um evento. Ela cria o ambiente ideal para cada momento e transmite a mensagem desejada através de diversos sentidos.
Estandes interativos
Estandes que contam somente com uma grande propaganda das empresas e colaboradores querendo vender algo não é tão surpreendente, certo?
No entanto, inserindo jogos, como roletas, máquina com garras para brindes, competições e até mesmo sorteios, você pode tornar os estandes mais atrativos.
Se os parceiros forem além e criarem um estande tão incrível quanto o criado pela Dairy Queen no Panamá ou os produzidos para a Facebook IQ Live, por exemplo, as chances de sucesso do evento podem aumentar significativamente.
Açõs de live marketing
Seja uma roda gigante no meio de um evento, como a Sky fez no Lollapalooza 2018, ou levar a Gretchen como atração surpresa ao final do evento, como fez a Resultados Digitais no RD Summit 2017, as ações de live marketing tem um poder gigantesco de proporcionar experiências inesquecíveis.
Essas ativações são as que costumam viralizar em redes sociais e se espalhar nos grupos de whatsapp. Mais ainda: são essas ações que farão o participante lembrar do evento com carinho, recomendá-lo para os amigos e voltar no ano seguinte.
Como você pode perceber, o Marketing de Experiência tem tudo a ver com eventos. O resultado de uma estratégia desse tipo aplicada com sucesso é a produção do efeito “WOW” no participantes. E não esqueça: cenografia, estandes interativos e ações de live marketing podem potencializar seu evento!
Você sabia que estamos no LinkedIn? Por lá compartilhamos conteúdos como este. Aproveite e nos siga agora mesmo!