Design de experiência: construindo espaços interativos
Hoje, não basta oferecer um bom produto ou serviço ao cliente. É preciso oferecer momento inesquecíveis, sensações marcantes e experiências memoráveis. É justamente aí que entram o Marketing e o Design de Experiência.
Já falamos sobre Marketing de Experiência em outro post aqui no blog, vale a pena conferir. Neste post, queremos falar sobre o Design de Experiência e como ele pode ser aplicado em eventos, especialmente por meio da construção de espaços interativos.
Antes de conversarmos de fato sobre as aplicações desse método, vamos entender o que ele é exatamente.
O que é Design de Experiência?
O Design de Experiência é um conjunto de estratégias para entender o comportamento do cliente em toda sua jornada e, assim, desenhar experiências incríveis para ele.
Esse método é muito conhecido como User Experience Design ou UX Design no universo da internet. Nessa aplicação, a ideia é criar sites, plataformas, aplicativos, produtos em geral que proporcionem uma melhor experiência aos usuários.
No entanto, essa não é a única aplicação do Design de Experiência. Ele é usado por grandes marcas, como Apple e Nespresso, para oferecer experiências inesquecíveis, seja presencialmente em suas lojas ou online.
Um dos princípios desse conjunto de estratégia é surpreender o cliente, entregando mais do ele espera e imagina. É uma imersão profunda de conhecimento do consumidor da sua marca, produto ou serviço.
Como utilizar esse método em eventos
O Design de Experiência é uma ferramenta perfeita para eventos, seja na construção de espaços interativos, no desenho surpreendente de uma cenografia ou até no serviço oferecido aos participantes.
Jogos, cabines fotográficas, realidade virtual, teatro, oficinas e cenografia são alguns exemplos de aplicação dessa estratégia.
Mas lembre-se: conhecer seu cliente/participante é fundamental! De nada adianta colocar uma cabine fotográfica em evento em que os participantes são mais sérios e corporativos, por exemplo.
Dicas para construir espaços interativos
Agora que você entendeu melhor o que é o Design de Experiência, vamos compartilhar algumas dicas para a criação de espaços interativos em eventos.
Entenda seu público e seus desejos
Como falamos, surpreender o cliente está na essência do Design de Experiência. Para surpreender alguém, você precisa conhecer bem essa pessoa, certo?
É aqui que entra a importância da compreensão profunda de quem é o participante ou cliente ideal do seu evento. Para isso, recomendamos a criação de uma persona.
Uma persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. É uma representação baseada em pesquisas e dados concretos. A sua persona deve ser documentada e deve ter nome, idade, profissão, sonhos, desejos, problemas, dificuldades e como você pode ajudá-la em tudo isso.
Com essas informações em mão e acessíveis, vai ser mais fácil entender o que essa persona precisa e o que vai surpreendê-la.
Busque parceiros especializados
Procurar empresas especializadas na criação de espaços interativos é uma ótima opção. Isso porque um parceiro com essa experiência vai ser muito útil para encontrar a ideia perfeita para surpreender seu cliente.
Parceiros especializados costumam focar não apenas na parte estrutural, mas também na parte estratégica, tornando-se uma peça importante no design de uma experiência inesquecível.
Invista em cenografia
A cenografia é uma parte importante dos espaços interativos, que muitas vezes é negligenciada. Essa ferramenta tem o poder de despertar emoções e sensações nos participantes, podendo até gerar um efeito “WOW”.
Chegamos ao fim do nosso post! Aqui, você aprendeu que o Design de Experiência é um método para criar experiências memoráveis para seus clientes e que os espaços interativos são ideais para uso dessa estratégia em eventos.
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