Como estabelecer parcerias de sucesso e atrair mais público para o evento?
O sucesso de um evento é medido pela quantidade de pessoas presentes e pela satisfação delas, certo? Bom, estabelecer as parcerias certas é uma ótima estratégia para atrair mais público para o evento. Mas o que são essas parcerias ideais?
Para ajudar você a entender melhor sobre o assunto, preparamos este post. Aqui você vai descobrir os diferentes tipos de parceria, como identificar as empresas ou pessoas certas, a importância de documentar o combinado e, claro como atrair mais público para o evento por meio dessas parcerias.
Tipos de parceria
Primeiro, vamos falar dos possíveis tipos de parceria em um evento, assim você saberá exatamente qual tipo de relacionamento estará tendo com cada stakeholder. Selecionamos os três principais tipos: apoio, patrocínio, realização e fornecedor.
Apoio
A parceria em formato de apoio é aquela em que seu parceiro não entra com dinheiro de fato, mas oferece um suporte ao seu evento. Esse suporte pode ser em divulgação, em venda de ingressos, oferecendo algum serviço específico que você precise.
De forma bem concisa, o parceiro apoiador dá suporte em forma de produto ou serviço em troca de ter a marca associada ao evento.
Patrocínio
O patrocínio é o tipo de parceria mais comum em eventos. O parceiro investe determinada quantia e em troca ganha um estande ou espaço para promover seu produto ou serviços. Além disso, a marca do patrocinador é divulgada em todo o material do evento.
Realização
O parceiro realizador é aquele que está envolvido em todo o processo de organização do evento. É o parceiro que, junto a você, vai fazer o evento acontecer.
O parceiro realizador, além de disponibilizar recursos financeiros para o projeto, disponibiliza também recursos humanos.
Montadoras
Esse parceiro tem papel essencial na hora de fazer o evento acontecer. É a empresa responsável pela cenografia dos ambientes das marcas, de toda a estrutura do evento, desde a entrada, recepção, check-in, até a criação de ambientes exclusivos, palcos, platéia, etc.
Os parceiros que são montadoras podem fazer toda a diferença na excelente execução do seu evento.
Selecionando os parceiros ideais
Tendo em mente esses três tipos diferentes de parcerias, você precisa saber como selecionar os parceiros ideais. Afinal, é fazendo isso que você conseguirá atrair mais público para o evento.
Nossa dica aqui é que você adote critérios para determinar seus parceiros. Por exemplo, a empresa ou pessoa tem os mesmos valores que o seu evento? Vocês estão alinhados quanto à expectativas? O nicho de mercado de vocês é semelhante?
Seja cuidadoso ao escolher seus parceiros. Parcerias bem feitas podem impulsionar seu evento, parcerias mal feitas pode prejudicar seu evento.
Documentando o combinado
Outro ponto importante ao firmar parcerias é documentar o combinado. Em casos de patrocínio e realização, é fundamental assinar contratos, mesmo que digitais, detalhando a parceria.
Já em casos de apoio, não há necessidade de tanta formalidade. Você pode deixar tudo documentado via email. O importante é registrar o combinado!
Deixar as parcerias documentadas vai prevenir muita dor de cabeça futura, além de deixar claro os deveres e direitos de cada parte.
Como atrair mais público para o evento
Agora que você como selecionar os parceiros ideais e a importância de documentar essa relação, está na hora de descobrir como utilizar essas parcerias para atrair mais público para o evento.
Divulgação nas redes sociais
Trocar divulgação com seus parceiros nas redes sociais é uma das formas mais comuns e até mesmo efetivas de atrair mais público para o evento.
Ao firmar a parceria, vocês já podem estabelecer um calendário de publicações, onde seu parceiro será responsável por X posts sobre o evento.
Ter parceiros que são influenciadores digitais é perfeito para ações de divulgação nas redes sociais.
Cupons de desconto para parceiros
Disponibilizar cupons de desconto para seus parceiros oferecerem aos clientes deles é uma ótima estratégia. Isso ajuda a aumentar o engajamento do parceiro e, claro, a atrair mais público para o evento.
Associação da marca ao seu evento
Algumas vezes, só ter determinada marca associada ao seu evento já o torna mais atrativo para o público. Certas marcas tem apelo grande com a audiência. Associar-se à marcas assim pode aumentar a quantidade de participantes no seu evento.
Agora você está pronto para estabelecer parcerias de sucesso e atrair mais público para seu evento!
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