This is Photoshop's version of Lorem Ipsn gravida nibh vel velit auctor aliquet.Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit. quis bibendum auci elit.

Instagram feed

+ 01145928421 SUPPORT@ELATED-THEMES.COM

Blog

HomeFeiras e EventosA importância dos pavilhões para Feiras e eventos

A importância dos pavilhões para Feiras e eventos

Os pavilhões fazem parte da realidade da maioria dos profissionais que trabalham com feiras e eventos e também do público que participa desses encontros. No entanto, nem todo mundo sabe da importância e da história deles.

Essas estruturas são conhecidas por abrigar inúmeros eventos e são nomeadas como pavilhões devido ao tamanho. No início das Exposições Universais os pavilhões eram temporários, contudo, no decorrer dos anos, eles passaram a integrar espaços multifuncionais para receber eventos de diferentes tipos e segmentos ao longo de todo o ano. Quer entender melhor o assunto? Continue a leitura e saiba mais!

O surgimento dos pavilhões de eventos

A história dos pavilhões tem início em 1851 com o Palácio de Cristal, construído para abrigar a primeira Exposição Universal, que foi realizada em Londres nesse mesmo ano.

A obra recebeu esse nome pois tinha uma arquitetura diferenciada com ferro e uma grande quantidade de vidro, algo inusitado para a época e que serviu de inspiração para outras técnicas arquitetônicas.

Palácio de Cristal - Foto: Domínio público

A partir de 1929, ficou estabelecido que os países convidados para as Exposições Universais seriam responsáveis por seus pavilhões. Nesse contexto, um espaço de grande importância na história dos pavilhões dos países foi o Pavilhão Alemão, projetado por Mies Van der Rohe para a Exposição Internacional de Barcelona, que aconteceu nesse mesmo ano.

O espaço tinha um design elegante e uma arquitetura interior que estimulava o movimento, o que fornecia uma experiência diferente ao público que podia identificar diferentes detalhes dependendo do ponto de vista. O pavilhão foi desmontado após o fim da exposição, porém, em 1983 ele foi reconstruído por um grupo de arquitetos catalães a partir de fotografias e desenhos da época.

Pavilhão de Barcelona em 2010 - Foto: Ashley Pomeroy - Wikimedia Commons

Já em relação aos nomes nacionais, uma estrutura de grande destaque foi o pavilhão brasileiro projetado com formas livres por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer para a Feira Internacional de Nova York em 1939.

Os pavilhões fixos e integrados aos centros de eventos, na forma como conhecemos hoje, começaram a ganhar destaque a partir da década de 60, com o aumento do número de edifícios próprios para isso.

No Brasil, em 1954 foi inaugurado o Pavilhão da Bienal, que recebeu encontros importante como Salão do Automóvel e o Salão da Criança. Já na década de 70, foi inaugurado o Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Hoje em dia, diversas cidades contam com centros de eventos e pavilhões para feiras e exposições, tais como o Centro de Feiras e Exposições de Minas Gerais (Expominas), em Belo Horizonte, e o Riocentro, no Rio de Janeiro.

Principais vantagens

Os pavilhões são extremamente importantes, especialmente para grandes eventos, pois permitem a setorização do local de acordo com as necessidades do realizador, facilitando a visitação e a movimentação do público.

Estrutura para feiras e eventos de portes e segmentos variados

Como hoje em dia os centros de eventos contam com diferentes tamanhos de pavilhões, que podem ser interligados ou autônomos, é possível organizar convenções, exposições, feiras de negócios, entre outros formatos para um número variado de pessoas. Um exemplo disso é a Bienal do Livro de São Paulo, realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, que esse ano recebeu cerca de 660 mil visitantes.

Além de contar com dimensões variadas, os pavilhões oferecem toda a infraestrutura necessária para a realização do evento e a montagem de estandes e palcos, tais como iluminação geral, ventilação, segurança, área para carga e descarga de equipamentos, estacionamento etc.

Fortalecimento do turismo de negócio

Outro aspecto relevante dos pavilhões é que eles movimentam o turismo de negócio em diversas regiões. Embora São Paulo e Rio de Janeiro sejam os principais destinos para essa finalidade, cidades como Curitiba, Campinas, Belo Horizonte e Brasília recebem inúmeros turistas nacionais e estrangeiros que participam de feiras e eventos nesses espaços.

Os pavilhões também são positivos para o turismo tradicional, já que possibilitam a organização de show nacionais e internacionais, festas, eventos esportivos, entre outros, e em alguns casos se tornam ponto turístico da cidade, como o Parque da Vila Germânica em Blumenau — o pavilhão de eventos é a sede da festa Oktoberfest organizada durante o mês de outubro, mas a área em seu entorno recebe a visita de turistas ao longo de todo o ano.

Como vimos, os pavilhões fizeram parte da história de grandes exposições em diversas partes do mundo e atualmente permanecem com uma importância significativa para a realização de feiras e eventos.

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Escreva para gente!

COMENTE