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Arquitetura cenográfica: por que investir nisso?

Explorar soluções criativas no universo da cenografia e da decoração é uma forma de fazer a diferença e criar um evento marcante e inesquecível. A arquitetura cenográfica é capaz de transformar o universo, tanto de um casamento, de uma festa de aniversário ou formatura, quanto de um evento corporativo, feiras ou congressos.

Aliar uma boa estrutura, criatividade e tecnologia é a fórmula necessária para criar um ambiente de acordo com a proposta de cada evento e despertar sensações das mais variadas no público.

Acompanhe este artigo e entenda melhor o que é cenografia e como a arquitetura cenográfica pode transformar um ambiente de marca:

O que é cenografia

Presente no teatro, na decoração de interiores e na arquitetura, podemos definir cenografia como a arte de planejar e criar cenários que produzam uma atmosfera capaz de provocar sensações, integrando sonorização, iluminação e decoração do ambiente.

A ideia é criar uma experiência diferente e marcante, que encante o público, e pode envolver o trabalho de profissionais de pintura, marcenaria, serralheria e outros. A cenografia pode também utilizar recursos de identidade visual, mobiliário, paisagismo e explorar diferentes formas e cores!

O responsável pela arquitetura cenográfica de um ambiente pensa e planeja sobre detalhes como a disposição de mesas em um salão, a iluminação de diferentes áreas e a harmonização dos diversos elementos que ocupam os espaços.

O propósito final deste tipo de arquitetura é propiciar que os visitantes vivenciem sua melhor experiência naquele tipo de ambiente de marca, por isso, precisa prever os impactos que o cenário pode causar em cada pessoa.

Com a cenografia é possível envolver todos os 5 sentidos humanos e despertar a sensibilidade perceptiva do público, de maneira a suscitar algum aprendizado ou proporcionar uma viagem ao tema proposto.

Thomas Dambo fez esta cenografia para o TEDx em Copenhague em 2013. O TEDx queria algo positivo e colorido para este evento. Foram criadas, então, 50 flores em tamanhos diferentes, todas de plástico reciclado, com brinquedos antigos, baldes industriais etc.

Arquitetura cenográfica em eventos

Nem todos os participantes de um evento reparam explicitamente nos detalhes utilizados para a montagem do cenário em que se encontram. Entretanto, os estímulos que eles podem provocar afetam os presentes, mesmo que de forma subjetiva.

Ao utilizar diferentes cores, texturas, e aromas, é possível produzir sensações de aconchego ou confiança, bem como produzir um ambiente mais romântico ou mais profissional.

Em um casamento, por exemplo, a proposta costuma ser fazer com que os convidados se alegrem e façam parte da felicidade dos noivos, por isso as flores, luzes, cores e aromas se integram para remeter a esse propósito.

Já em um evento corporativo, muitas empresas optam por um ambiente mais sóbrio ou mais tecnológico, de maneira que estimule os participantes a pensarem em negócios. O tipo de negócio e o clima organizacional são alguns fatores que influenciam e apontam qual cenário é mais adequado para a ocasião.

Do mesmo modo, um evento para o público infantil busca apresentar um cenário mais lúdico e colorido, que desperte as crianças para as brincadeiras e interações disponíveis.

Esses são alguns exemplos de como a cenografia é capaz de fazer com que os participantes de um evento memorizem os momentos desfrutados naquele ambiente e os conceitos transmitidos. Ou seja, a arquitetura cenográfica é a responsável por gerar impacto nas pessoas.

Cenografia Desfiles

Veja por exemplo, a cenografia dos desfiles da Dior. 

Tendências da arquitetura cenográfica

Atualmente, mais do que um cenário bonito, o público espera encontrar nos eventos que participa criatividade e funcionalidade! É importante que o responsável pela cenografia saiba acompanhar essas expectativas para não decepcionar.

Hoje em dia, não basta criar um ambiente com atmosfera agradável, é preciso surpreender e produzir um espaço que se torne memorável, que fará com que o público se lembre e deseje vivenciar a experiência novamente.

Nesse contexto, podemos citar as ações de Live Marketing, criadas justamente com a ideia de despertar sensações únicas no público e entregar uma experiência marcante. Isso tem sido bastante utilizado por marcas que desejam conquistar novos clientes ou fidelizar os que já possuem.

Ação de Live Marketing da Louis Vuitton com exposição de objetos vintages rodou várias capitais do mundo.

A arquitetura cenográfica entra em ação, nesses casos, buscando possibilitar a conexão entre público e marca. O cenário então se torna a ferramenta de comunicação da empresa e não apenas uma decoração bonita.

Como foi possível ver, vale a pena investir em uma boa cenografia para criar um evento que supera as expectativas, causa boas sensações e faz com que o visitante não apenas queira desfrutar do ambiente o máximo possível de tempo, como voltar outras vezes.

Essa é uma maneira inteligente de cair no gosto do público e aumentar as chances de se fazer ótimos negócios!

Se você gostou desse conteúdo, aproveite para ler também nosso artigo que aponta 5 tendências futuristas para eventos corporativos.

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