Arquitetura cenográfica: por que investir nisso?
Explorar soluções criativas no universo da cenografia e da decoração é uma forma de fazer a diferença e criar um evento marcante e inesquecível. A arquitetura cenográfica é capaz de transformar o universo, tanto de um casamento, de uma festa de aniversário ou formatura, quanto de um evento corporativo, feiras ou congressos.
Aliar uma boa estrutura, criatividade e tecnologia é a fórmula necessária para criar um ambiente de acordo com a proposta de cada evento e despertar sensações das mais variadas no público.
Acompanhe este artigo e entenda melhor o que é cenografia e como a arquitetura cenográfica pode transformar um ambiente de marca:
O que é cenografia
Presente no teatro, na decoração de interiores e na arquitetura, podemos definir cenografia como a arte de planejar e criar cenários que produzam uma atmosfera capaz de provocar sensações, integrando sonorização, iluminação e decoração do ambiente.
A ideia é criar uma experiência diferente e marcante, que encante o público, e pode envolver o trabalho de profissionais de pintura, marcenaria, serralheria e outros. A cenografia pode também utilizar recursos de identidade visual, mobiliário, paisagismo e explorar diferentes formas e cores!
O responsável pela arquitetura cenográfica de um ambiente pensa e planeja sobre detalhes como a disposição de mesas em um salão, a iluminação de diferentes áreas e a harmonização dos diversos elementos que ocupam os espaços.
O propósito final deste tipo de arquitetura é propiciar que os visitantes vivenciem sua melhor experiência naquele tipo de ambiente de marca, por isso, precisa prever os impactos que o cenário pode causar em cada pessoa.
Com a cenografia é possível envolver todos os 5 sentidos humanos e despertar a sensibilidade perceptiva do público, de maneira a suscitar algum aprendizado ou proporcionar uma viagem ao tema proposto.
Arquitetura cenográfica em eventos
Nem todos os participantes de um evento reparam explicitamente nos detalhes utilizados para a montagem do cenário em que se encontram. Entretanto, os estímulos que eles podem provocar afetam os presentes, mesmo que de forma subjetiva.
Ao utilizar diferentes cores, texturas, e aromas, é possível produzir sensações de aconchego ou confiança, bem como produzir um ambiente mais romântico ou mais profissional.
Em um casamento, por exemplo, a proposta costuma ser fazer com que os convidados se alegrem e façam parte da felicidade dos noivos, por isso as flores, luzes, cores e aromas se integram para remeter a esse propósito.
Já em um evento corporativo, muitas empresas optam por um ambiente mais sóbrio ou mais tecnológico, de maneira que estimule os participantes a pensarem em negócios. O tipo de negócio e o clima organizacional são alguns fatores que influenciam e apontam qual cenário é mais adequado para a ocasião.
Do mesmo modo, um evento para o público infantil busca apresentar um cenário mais lúdico e colorido, que desperte as crianças para as brincadeiras e interações disponíveis.
Esses são alguns exemplos de como a cenografia é capaz de fazer com que os participantes de um evento memorizem os momentos desfrutados naquele ambiente e os conceitos transmitidos. Ou seja, a arquitetura cenográfica é a responsável por gerar impacto nas pessoas.
Veja por exemplo, a cenografia dos desfiles da Dior.
Tendências da arquitetura cenográfica
Atualmente, mais do que um cenário bonito, o público espera encontrar nos eventos que participa criatividade e funcionalidade! É importante que o responsável pela cenografia saiba acompanhar essas expectativas para não decepcionar.
Hoje em dia, não basta criar um ambiente com atmosfera agradável, é preciso surpreender e produzir um espaço que se torne memorável, que fará com que o público se lembre e deseje vivenciar a experiência novamente.
Nesse contexto, podemos citar as ações de Live Marketing, criadas justamente com a ideia de despertar sensações únicas no público e entregar uma experiência marcante. Isso tem sido bastante utilizado por marcas que desejam conquistar novos clientes ou fidelizar os que já possuem.
A arquitetura cenográfica entra em ação, nesses casos, buscando possibilitar a conexão entre público e marca. O cenário então se torna a ferramenta de comunicação da empresa e não apenas uma decoração bonita.
Como foi possível ver, vale a pena investir em uma boa cenografia para criar um evento que supera as expectativas, causa boas sensações e faz com que o visitante não apenas queira desfrutar do ambiente o máximo possível de tempo, como voltar outras vezes.
Essa é uma maneira inteligente de cair no gosto do público e aumentar as chances de se fazer ótimos negócios!
Se você gostou desse conteúdo, aproveite para ler também nosso artigo que aponta 5 tendências futuristas para eventos corporativos.
Siga também nossa página no Linkedin, onde publicamos diversas inspirações e tendências do mercado de eventos.