Como fidelizar os expositores do seu evento?
Um promotor de evento tem inúmeras responsabilidades durante a organização de feiras e uma delas é o fato de contar com bons expositores para atrair visitantes, gerar exposição das marcas e resultar em bons negócios para todos.
A fidelização dos expositores é um passo significativo nesse processo, pois garante a participação deles em outras edições, o que minimiza o trabalho de captação e fortalece a credibilidade do evento. Quer saber como fazer isso? Acompanhe o texto e veja nossas dicas!
Demonstre a visibilidade de seu evento
Os principais objetivos dos expositores ao participarem de feiras e eventos é a possibilidade de fazer negócio e a visibilidade gerada, sendo assim, para fidelizá-los é importante demonstrar os diferenciais de seu evento com relação a esses dois fatores.
Dessa forma, é necessário planejar ações de divulgação, tais como campanhas publicitárias, anúncios, site de divulgação com as marcas dos expositores, entre outras estratégias para atrair visitantes. Já as ferramentas de comunicação visual, como banners, faixas e totens apresentam um papel relevante para exibição das marcas dentro dos pavilhões.
Tenha uma boa comunicação com os expositores
Para um expositor se tornar um cliente assíduo, além de alcançar os resultados desejados, ele precisa ter uma boa experiência com seu evento.
Uma atitude significativa nesses casos é manter um canal de comunicação eficiente para facilitar o diálogo entre a empresa expositora e a equipe organizadora de forma que seja possível solucionar eventuais dificuldades rapidamente, atender demandas específicas de cada expositor, entre outras questões.
Quando a empresa se sente valorizada, as chances de fidelização são melhores, por isso, é fundamental realizar um atendimento eficiente tanto no pré quanto no pós-evento, além disso, você pode criar um sistema de recompensa para expositores com grandes espaços ou contrato de longo prazo, oferecendo prioridade na escolha da localização do estande ou fornecendo uma área privilegiada, por exemplo.
Invista em diferenciais
O espaço e a programação do evento são dois exemplos de diferenciais e que podem contribuir para a fidelização dos expositores.
Quando a feira de negócios é realizada em um local com tamanho adequado, com fácil acesso ou disponibiliza transfer gratuito, por exemplo, isso resulta em uma melhor experiência para o público e para os expositores que não precisarão ficar em estandes apertados e, provavelmente, receberão uma quantidade maior de visitante, por isso, analise esses e outros fatores antes de escolher o local do evento.
Outro diferencial para atrair o público e encantar os expositores é a organização de atividades paralelas à feira, como palestras e seminários com profissionais de renome na área. Essa estratégia é positiva, pois incentiva o aprendizado dos participantes e também contribui com a divulgação do evento.
Busque melhorias em suas feiras e eventos
Mais um passo significativo no processo de fidelização de expositores é demonstrar que você se preocupa com a opinião deles e dos visitantes e busca melhorias constantes para que os resultados sejam cada vez mais positivos.
Diante disso, realize pesquisas específicas com visitantes e expositores para ter um feedback sobre a organização do evento e identificar pontos de melhorias para serem aplicados nas próximas edições. Isso pode ser realizado com o envio da pesquisa por e-mail, por exemplo.
Os expositores são essenciais em todas as feiras de negócio e é importante investir em estratégias para fidelizá-los. Um evento que conta com a participação de empresas reconhecidas no mercado, investe em divulgação e na experiência do público, consequentemente, atrai mais visitantes, estimula os negócios e fortalece o networking entre fornecedores, clientes e parceiros.
Achou o texto interessante? Quer outras dicas sobre feiras e eventos? Siga nossa página no LinkedIn e não deixe de conferir as próximas publicações!