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Retail Design: crie ambientes com experiências únicas!

O Retail Design, ou design de varejo, é mais que planejar a organização espacial de uma loja. O termo também está relacionado a comunicação e a experiência que se quer oferecer ao consumidor.

Nesse sentido, a estratégia se torna um diferencial competitivo para o segmento, pois organiza o ambiente interno ou externo alinhado a estratégia da marca e buscando oferecer uma experiência única ao cliente e que facilite e estimule as vendas.

Você trabalha com produtos ou serviços e deseja melhorar a atuação da empresa? Então, continue a leitura e descubra como o Retail Design pode ajudar a criar ambientes com experiências únicas!

Quem pode investir em Retail Design?

Os empresários do ramo de atacado ou varejo podem investir em Retail Design para diferenciar o negócio e atrair o consumidor. É possível aplicar a técnica em boutiques, franquias, lojas de departamento, clínicas, outlets, entre outros segmentos.

Contudo, é preciso avaliar o perfil do cliente para escolher ferramentas que encantem esse público e aplicá-las na decoração e iluminação do espaço, visual merchanding, atendimento etc.

Quais as vantagens?

Os e-commerces ganharam um grande espaço no mercado, sendo assim, para tirar o consumidor do conforto de sua casa ou do smartphone é preciso investir em estratégias que despertem o interesse dele para se deslocar até a loja.

O Retail Design tem grande importância nesse sentido, já que busca aprimorar a experiência do consumidor. Mais que comprar um produto ou serviço, o ambiente do negócio poderá ser um espaço para acompanhar tendências, demonstrar a qualidade dos produtos, os valores da marca, entre outros aspectos.

Hoje em dia, empresas que nasceram no mundo virtual, como a Amaro Fashion, passaram a incorporar pontos físicos para aprimorar a experiência de compra e se aproximar do cliente.

Como aplicá-lo ao negócio?

Um dos primeiros passos para quem deseja investir em Retail Design é entender bem o perfil do consumidor e do produto. É preciso analisar a classe social, a faixa etária e os interesses do público-alvo para criar um ambiente que encante e desperte o interesse dele.

Também é importante que o projeto esteja alinhado aos valores e conceito da marca. É fundamental pensar no negócio como um todo incluindo redes sociais, canais de comunicação, ambientação da loja e vitrine, iluminação, entre outros elementos.

Contar com profissionais da área, que tenham experiência na construção de ambientes de marcas e visual merchandising, é uma atitude significativa para estabelecer um projeto adequado ao perfil da empresa e ao público-alvo.

Exemplos de Retail Design

Um bom exemplo de Retail Design pode ser visto em lojas da Nike nos EUA, a exemplo da unidade de Miami Beach mais que uma loja, a Nike criou uma experiência de varejo em um prédio com dois andares.

O espaço conta com instalações artísticas, áreas para teste de tênis e chuteiras com quadras e esteiras, possibilidade de personalização de produtos, consultoria com especialistas Nike, integração entre loja física e online, entre outros diferenciais.

 


Loja Nike Miami – Imagem: Phillip Cesar/ Flickr – Licença Creative Commons

Já em um exemplo brasileiro podemos citar a nova loja conceito da Hering, inaugurada em São Paulo. O espaço investiu na tecnologia e na ambientação para incentivar a interação entre marca e cliente.

Alguns dos destaques do projeto são os ambientes pensados para favorecer o compartilhamento em redes sociais, os totens para personalização de estampas de camisetas e a instalação de telas touch nos provadores para que o cliente confira a disponibilidade dos produtos e solicite uma numeração maior ou menor de forma rápida e prática.

Para se destacar da concorrência é necessário investir em diferenciais para o negócio e o Retail Design pode ser uma boa estratégia para isso. Ao conectar o meio físico com o virtual, planejar espaços interativos e que ofereçam uma experiência única ao consumidor, você atrai seu público-alvo, estimula a compra, fortalece os conceitos e valores da marca e incentiva a fidelização de seus clientes.

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