Idealizando um Stand: como funciona passo a passo?
Quem vai participar de uma feira de negócios precisa dar atenção ao stand. Afinal, esse ambiente de marca será responsável por promover o produto ou serviço e fortalecer o contato com o público-alvo.
Planejar um stand atrativo e diferenciado é o objetivo de todo organizador de evento, entretanto, essa nem sempre é uma tarefa fácil e até os profissionais mais experientes ficam com dúvidas sobre o assunto.
Todos os detalhes devem ser analisados com cuidado para garantir que o espaço e a participação na feira tragam o retorno desejado. Por isso, falaremos a seguir sobre como funciona a montagem de um stand. Continue a leitura e fique por dentro!
Semana Internacional do Café 2017 - stand executado pelo RBarros
Escolha do fornecedor
Quando uma empresa decide participar de uma feira de negócios, um dos primeiros passos para a montagem do stand é a definição do fornecedor. Há inúmeros profissionais no mercado de eventos que realizam esse trabalho, no entanto, para que o espaço seja adequado e de qualidade, é fundamental escolher o fornecedor com atenção.
Sendo assim, antes de fechar o contrato, analise a reputação da empresa e o portfólio, avalie a experiência com a montagem de diferentes tipos de stand, veja a opinião de outros clientes sobre prazos, qualidades dos materiais e serviços, entre outros fatores para assegurar que ela tenha a competência necessária.
Elaboração do briefing
A etapa seguinte é a elaboração do briefing com tudo que você deseja ter em seu ambiente promocional. Sendo assim, é preciso definir o tamanho do stand, a estrutura indispensável (como mesas, cadeiras, salas de reunião, área de depósito etc.), o tipo do stand, se será padrão, construído ou cenográfico, por exemplo, o orçamento, entre outros itens.
CIAED 2018 - stand executado pela RBarros
A elaboração do briefing é uma fase extremamente significativa, pois ela guiará a concepção do projeto, por isso, deve ser feita com atenção. É importante analisar bem o perfil do público, os objetivos com a feira e as tendências do mercado de eventos para criar um ambiente atrativo, que ofereça uma boa experiência aos clientes e que, ao mesmo tempo, transmita os valores da marca e a qualidade dos produtos.
Essa etapa pode ser feita em conjunto com o fornecedor. Uma empresa experiente, como a RBarros, faz o entendimento das necessidades e dos desafios do cliente para identificar oportunidades e criar um espaço adequado a isso.
Concepção criativa do stand
Nessa etapa acontece a concepção criativa do stand e o design do projeto, avaliando a localização do stand na feira, as marcas que estarão ao lado e como se destacar, com investimento em iluminação, comunicação visual, cenografia, itens tecnológicos, entre outros diferenciais.
A concepção criativa e o projeto do stand devem ser personalizados de acordo com cada cliente, por isso, é essencial que o fornecedor esteja alinhado com os objetivos da empresa, público-alvo, estratégias de comunicação, etc..
Produção e montagem
Após a aprovação do projeto do stand, se inicia a fase de produção e montagem. Nessa etapa é essencial que o fornecedor tenha uma estrutura eficiente e faça uma boa gestão de logística para evitar atraso na entrega dos materiais e na montagem.
A qualidade dos materiais e do acabamento também são fatores relevantes, afinal, além de estimular o relacionamento com os cliente e as vendas, o espaço estará transmitindo os valores da marca. Além disso, é preciso analisar as exigências técnicas do pavilhão, regras e horário para montagens e desmontagens.
Esses são os principais passos da idealização de um stand. Para ter um espaço de sucesso é fundamental ficar atento a todos esses detalhes e escolher um fornecedor que tenha experiência e credibilidade no ramo. Dessa forma, você terá um stand que atenda todas as necessidades da empresa, seja diferenciado e potencialize a visibilidade da marca na feira.
Gostou do texto? Quer outras dicas sobre o assunto? Então, veja nosso próximo artigo e saiba como estruturar a programação visual de seu evento!